Rita Conti, coordenadora do núcleo da Pastoral do Empreendedor da Paróquia São Luis Gonzaga, Igreja Matriz, em Brusque/SC, diretora da Fiesc (Federação das Indúdtrias de Santa Catarina) e atuante na Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) , Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário/ Brusque) e Acibr (Associação Empresarial de Brusque) , foi convidada pela Pontifícia Comissão para América Latina (PCAL) e do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) a participar do "II Encontro Fratelli: mesa de diálogo socioambiental", em Bogotá, na Colômbia. Esse encontro aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro de 2024.
Ela relata de maneira bastante emocionada o quanto essa experiência lhe foi significativa enquanto mulher empreendedora católica, tendo a oportunidade de compartilhar com tantos líderes suas perspectivas e experiências em relação ao empreendedorismo e a Pastoral do Empreendedor no Brasil.
Padre Joãozinho, cofundador e assessor da Pastoral do Empreendedor na coordenação nacional, faz um importante destaque sobre qual o lugar da Pastoral nesse contexto, uma vez que os encontros da Celam já vinham acontecendo há algum tempo.
A Celam, por intermédio de Dom José Reginaldo Andrietta, que integra a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB, vinha buscando um empreendedor católico afinado e disposto a dialogar com o universo do mundo do trabalho. Alguém que fosse atuante nas associações e federações patronais, para representar a categoria no “II Encontro Fratelli”. Diante disso entenderam que Rita Conti, com toda sua experiência e dedicação seria o nome que traria esse perfil de representatividade.
O encontro discutiu e refletiu acerca de questões ambientais, sociais, relações de trabalho e econômicas, focando nas Américas, destacando a importância do cuidado com a "casa comum" e a necessidade de uma transição ecológica. Foram três dias de um profundo debate que faz parte de um processo sinodal (povo de Deus caminhando junto) em andamento, com possíveis desdobramentos futuros.
Segundo Rita, foi possível aprofundar-se em discussões, também, sobre geração de empregos, informalidade, transição energética, exploração de recursos naturais, alterações climáticas, conflitos ambientais, educação e desenvolvimento integral do ser humano.
Durante os trabalhos no “II Encontro Fratelli”, além dos debates, ela pode participar de uma mesa de diálogo socioambiental organizada pela Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano) e menciona a importância da organização comunitária e a necessidade de reconhecimento dos movimentos sociais.
A Pastoral do Empreendedor destaca com muito orgulho a importância dessa representação, na pessoa de Rita Conti, que colabora de forma efetiva na qualidade e fortalecimento da organização da pastoral em âmbito nacional.
No retorno da Colômbia, com a bagagem repleta de informações, reflexões e aprendizado, Rita enfatiza a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade para enfrentar os desafios globais e locais, mostrando-se ainda mais motivada para atuar na Pastoral do Empreendedor.
Comments